Be Water Network

Evolução

Até Novembro de 2000 a construção, manutenção e exploração das redes de abastecimento de água e águas residuais do Concelho de Valongo esteve a cargo dos Serviços Municipalizados de Água, Electricidade e Saneamento de Valongo.

Com o aumento das necessidades, consequência do aumento populacional, e com as crescentes exigências a nível de qualidade, quer em termos legislativos quer ao nível dos próprios consumidores o Município de Valongo entendeu que o modelo de Gestão Delegada na figura de contrato de concessão era o modo com mais potencialidades para acompanhar o desenvolvimento atual e cumprir com as metas e objetivos traçados pela União Europeia. Este modelo carateriza-se por uma gestão privada (durante um determinado período, com base em regras bem definidas quanto aos direitos e deveres das partes intervenientes) operando de modo otimizado e permitindo um maior dinamismo, fundamental para atingir os objetivos pretendidos num espaço de tempo mais curto.

A CGE(P) - Compagnie Générale des Eaux (Portugal), foi a empresa que apresentou a melhor proposta, pelo que fundou em Novembro de 2000 no Concelho de Valongo a empresa Águas de Valongo, S.A. que irá gerir e explorar durante 36 anos os Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Público e de Recolha, Tratamento e Rejeição de Efluentes.

Até 2013, a  Águas de Valongo, S.A, foi uma empresa participada em 100% pela CGE(P), que por sua vez pertence em 100% à empresa VeoliaWater, sendo que atualmente é uma empresa do Grupo Be Water, participada a 100% pela BEWG.

Considerando que um dos principais factores no desempenho de uma organização é a qualidade dos seus produtos e serviços, a Empresa Águas de Valongo, S.A. vem implementando um processo de melhoria contínua através do seu Sistema de Gestão da Qualidade, fundamentando-se no desenvolvimento de recursos humanos e tecnológicos de modo a garantir a satisfação dos seus clientes, com nível de qualidade de serviços crescente.

Para mais informações consulte os ficheiros no final deste artigo.

Evolução da Águas de Valongo, S. A. - Números Chave 

 

 

 

 

 

    

Saiba mais:

Indicadores de desempenho - Abastecimento de água

Indicadores de desempenho - Saneamento

Contrato de Concessão Águas de Valongo

1º Aditamento ao Contrato de Concessão

2º Aditamento ao Contrato de Concessão

3º Aditamento ao Contrato de Concessão

4º Aditamento ao Contrato de Concessão

Contrato de Sociedade

Alterações ao contrato de Sociedade

Relatório de Contas 2020