Os “ Selos de Qualidade de Serviços de Águas e Resíduos “ são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR, em parceria com o Jornal “Água e Ambiente” e tem como objetivo distinguir e divulgar as boas práticas na prestação dos serviços de abastecimento de água para consumo humano e saneamento de águas residuais.
Em 2018 a Águas de Valongo foi distinguida com 3 prémios, a saber:
- Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano;
- Selo de Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água;
- Selo de Qualidade do Serviço de Saneamento de Águas Residuais.
Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano.
Este selo é atribuído às entidades gestoras do serviço de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, verificando-se cumulativamente vários critérios.
Estes critérios, definidos em regulamento, referem-se a:
• Submissão atempada dos dados;
• 100%de avaliação dos indicadores aplicáveis à qualidade da água;
• 100% de cumprimento do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado;
• ≥99% de cumprimento dos valores paramétricos;
• ≥99% de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli);
• ≥99% de cumprimento de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.
A Águas de Valongo foi, também, distinguida com o selo de Qualidade do Serviço de Abastecimento Público de Água e o selo de Qualidade do Serviço de Saneamento de Águas Residuais.
Estes selos visam distinguir as entidades gestoras dos serviço de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais que cumpram um conjunto de critérios cumulativos ( ver Regulamento em www.ersar.pt) , nomeadamente:
• Submissão atempada dos dados;
• 100%de avaliação dos indicadores do serviço aplicáveis;
• ≥70% de avaliação satisfatória na totalidade dos indicadores de qualidade de serviço aplicáveis ;
• Cumprir com um mínimo de 132 pontos, nos PAA 31 e PAR 40 respetivamente: índice de conhecimento infraestrutural, garantindo que o registo da informação se encontra em suporte informático;;
• Garantir as seguintes condições de fiabilidade nos indicadores de qualidade de serviço:
a. Fiabilidade *** em pelo menos 75% dos indicadores;
b. Fiabilidade de pelo menos ** nos indicadores AA06 e AR05:cobertura dos gastos.
Estas distinções são muito importantes e representam o reconhecimento de todo o trabalho realizado por uma vasta e competente equipa e que nos permite afirmar: BEBA ÁGUA DA REDE PÚBLICA COM CONFIANÇA.