Be Water Network

Controlo da Qualidade da Água

Comprometemo-nos a responder a questões relacionadas com a qualidade da água que chega à torneira da sua casa. Saiba mais aqui.

A água é fonte de vida e saúde

 

A água é indispensável à vida. A sua qualidade está intimamente relacionada com o nível de vida e sanitário de um país.

A água pode considerar-se de boa qualidade quando é salubre e limpa, isto é, quando não contém microrganismos patogénicos nem contaminantes em níveis capazes de afetar negativamente a saúde dos consumidores.

O Concelho de Valongo dispõe de um abastecimento de qualidade e rigorosos sistemas de vigilância e controlo analítico, que permitem que a água chegue em boas condições à torneira do consumidor e seja consumida com toda a segurança.

A gestão da água apresenta uma grande complexidade, pelo que habitualmente intervêm diversos agentes, como as Câmaras Municipais, as entidades gestoras, os laboratórios de controlo, a Autoridade de Saúde e o ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Todos eles contribuem para o consumo de água de boa qualidade, sem riscos para a saúde, facilmente acessível e na quantidade necessária.

A água na natureza contém sempre diversas substâncias dissolvidas, o que não significa necessariamente que esteja contaminada. Por exemplo, é frequente que as características do terreno onde é captada condicionem a presença de algumas substâncias.

Para que a água seja salubre e limpa é preciso um rigoroso controlo de qualidade desde que é captada na natureza, para ser tratada e distribuída, como água de consumo humano.

Antes de chegar a nossas casas a água destinada a consumo humano é submetida a um tratamento e a um controlo de qualidade para protecção da saúde dos consumidores.

O conhecimento da qualidade da água distribuída e as características dos sistemas de distribuição são elementos básicos para detectar eventuais anomalias, adoptar medidas de prevenção apropriadas e comunicar com os clientes quando necessário.

Mais questões

Conselhos Úteis

A qualidade da água que lhe distribuímos é de excelente qualidade, é uma água equilibrada e preparada para o consumo humano mesmo para pessoas mais frágeis (idosos, crianças, etc.).

  1. Se não tem reservatório/cisterna de água potável na sua habitação;
  2. Se tem canalizações em bom estado de conservação;
  3. Se tem reservatório/cisterna deverá:

Instalar o mesmo em local de fácil acesso, limpo, arejado e devidamente protegido;
Efectuar uma limpeza e desinfecção no mínimo anualmente.
A Águas de Valongo dispõe de um serviço de Assistência à Habitação, entre outros disponibiliza uma equipa técnica especializada na limpeza e desinfeção de reservatórios/cisterna, garantindo-lhe a qualidade do serviço.

Contacte-nos para saber as nossas condições de prestação deste serviço para o nº Telf: 224219548

Beba água da torneira com toda a confiança

Em caso de dúvida contacte-nos. Respondemos a todas as questões sobre qualidade da água através dos seguintes meios:

Tel: 224219540
E-mail: qualidade-agua.valongo@bewater.com.pt