Be Water Network

Débito Direto - Mandato SEPA

 

O que é a SEPA?

Seguindo a tendência de integração económica a nível Europeu, a SEPA (Single Euro Payments Area/ Área Única de Pagamentos em Euros) traduz-se na criação de uma zona onde não existe diferenciação entre pagamentos nacionais e internacionais nas operações realizadas em Euros.

Com a introdução da SEPA, todos os cidadãos, empresas e restantes agentes económicos, pertencentes ao conjunto dos países participantes, poderão efetuar e receber pagamentos, dentro ou fora das suas fronteiras, sob as mesmas condições, direitos e deveres, independentemente desses pagamentos serem nacionais ou terem como destino ou origem outro dos países participantes.

Desta forma, para débitos diretos e transferência a crédito, temos:

-  Uniformização de regras nos meios de pagamento a nível Europeu, nomeadamente através da adopção do IBAN (número de conta internacional) como forma de identificação das contas bancárias a nível europeu;

- Melhoria e harmonização dos níveis de serviço oferecidos aos clientes;

- Disponibilização de serviços de pagamento a nível europeu que atualmente apenas estão disponíveis a nível nacional

Como aderir ao sistema de débitos diretos SEPA?

A Águas de Valongo, decorrente da Diretiva Comunitária 2007/64/CE que altera o anterior sistema de débitos diretos para o sistema SEPA , disponibiliza-lhe o mandato para adesão ao sistema de débitos diretos SEPA, bem como o respetivo explicativo para o seu preenchimento.

Após efetuar o preenchimento deste documento deverá proceder à sua assinatura, conforme bilhete de identidade/cartão de cidadão, e juntar a seguinte documentação: 

1. cópia/digitalização de bilhete de identidade/cartão de cidadão. No caso de empresas, cópia/digitalização de bilhete de identidade/cartão de cidadão dos sócio(s) gerente(s) e certidão permanente.

2. cópia/digitalização de documento/extrato comprovativo de titularidade da conta bancária e, com associação ao respetivo IBAN;

3. no caso de condomínios: ata atualizada e certidão permanente (se a administração do condomínio for uma empresa).

Por fim, deverá efetuar o envio do mandato e da documentação acima referida para a Águas de Valongo por uma das duas formas disponibilizadas:

A. Por correio para a morada indicada abaixo:

       Águas de Valongo, S.A.

        Avenida 5 de Outubro, 306

        4440-503 Valongo

B. Via e-mail para o endereço abaixo indicado:

     aguas. valongo@bewater.com.pt