Be Water Network

Origem da Nossa Água

Com origem nas Captações de Lever o abastecimento de água ao Concelho de Valongo realiza-se através de dois eixos adutores principais, com pontos de entrega respetivamente no Reservatório Flôr da Serra - Valongo e Reservatório da Formiga - Ermesinde, esta rede - designada de "rede em alta" - é da responsabilidade da empresa Águas do Douro e Paiva. 

A água distribuída ao Concelho de Valongo Valongo é proveniente do rio Douro, através de captações existentes na barragem de crestuma-lever. No final de 1997, a empresa AdDP – Águas do Douro e Paiva adquiriu ao Município do Porto as infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água, esta opção estratégica possibilitou antecipar o início da exploração do sistema multimunicipal.

O início da actividade de exploração do sistema multimunicipal por parte da empresa AdDP foi em Janeiro de 1998. Anteriormente a água era distribuída ao Concelho de Valongo através da mesma origem mas sob a responsabilidade dos SMAS do Porto.

O rio Douro é um rio que nasce em Espanha, na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é a costa atlântica, na cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. A bacia hidrográfica do Douro tem uma superfície de aproximadamente 18.643 km² em território português o que corresponde a cerca de 19,1% da sua área total que é de 97.603 km².

O seu curso tem o comprimento total de 850 km.Desenvolve-se ao longo de 112 km de fronteira portuguesa e espanhola e de seguida 213 km em território nacional. A sua altitude média é de 700 metros. No início do seu curso é um rio largo e pouco caudaloso. De Zamora à sua foz, corre em canais profundos. O forte declive do rio, as curvas apertadas, as rochas salientes, os caudais violentos, as múltiplas irregularidades, os rápidos e os inúmeros "saltos" ou "pontos" tornavam este rio particular.